Você tem um valor a receber de FGTS liberado, mas não sabe o que fazer com ele? Aqui neste artigo vamos te contar o que não fazer com ele e dar dicas de bons usos para o seu FGTS. Vamos falar sobre como usá-lo para pagar dívidas e dar exemplos de investimentos seguros para quem tem medo de investir.
Dica 1: Pague suas dívidas
Você possui dívidas? Se sim, o FGTS será aquela ajuda extra que você está precisando.
Quando recebemos um valor como o do FGTS, para o qual não tínhamos obrigações para ele, o ideal é começar pensando em quitar as dívidas. Isso porque dívidas são como bolas de neve. Quanto mais tempo você levar para quitar, maior elas ficam.
Contudo, antes de pegar seu FGTS e sair pagando as dívidas, estude cada uma delas. Existem dívidas mais caras e outras mais baratas. Por exemplo, um empréstimo consignado é uma dívida mais barata. Já o parcelamento do pagamento do cartão de crédito é uma dívida mais cara.
Primeiramente pague as dívidas mais caras. Depois, sobrando dinheiro, pague as mais baratas, afinal, essas serão mais fáceis de você manter.
Quer mais dicas para quitar as dívidas? Veja esse artigo ensinando 7 passos para quitá-las.
Dica 2: Existem investimentos muito simples! Invista seu FGTS liberado
Se você não tinha dívidas ou conseguiu quitá-las e ainda sobrou algum dinheiro do FGTS liberado, a próxima dica é investir. Todavia, não se assuste com a palavra investimento. Por incrível que pareça, investir não é só para rico, todo mundo pode.
Como o dinheiro do FGTS costuma ser um bom valor, ele te dará um bom avanço na criação de uma reserva para emergências. Com a reserva de emergência montada você poderá investir em aplicações mais arriscadas, mas que possuem maior chance de valorização, como as ações da bolsa de valores.
Aqui no blog nós já mostramos como você pode começar a investir, te explicando melhor o que é essa tal reserva de emergência e as principais aplicações para você guardar o seu dinheiro.
Dica 3: Pense antes de gastar
É comum vermos pessoas receberem o FGTS e logo comprar o carro dos sonhos, dar entrada na casa nova, substituir os móveis e eletrodomésticos. A aquisição desses itens sempre deve ser bem pensada, para você não gastar dinheiro a toa e nem se enfiar em dívidas.
Gastar por impulso porque “você tem dinheiro” não é legal. Então, se você vai usar o FGTS liberado para comprar algo, pense primeiro:
- Você precisa desse item?
- O item que você pretende comprar realmente atende as suas necessidades?
- Existe algo mais importante o qual a compra deve ser priorizada?
- Você tem um item com a mesma função que ainda te atende, apesar de ser mais antigo?
- Você tem dinheiro para manter o funcionamento do produto?
Calma, vamos explicar cada questão.
Você precisa desse item?
A necessidade sobre um item vai muito além do simples querer. Você pode querer. Contudo, se não será útil, não compre.
O item atende as suas necessidades?
Muitas vezes encontramos um item desejado para comprar, mas ele não atende todas as nossas necessidades. No geral, um outro item mais caro nos atenderia melhor. Nesse caso, invista o dinheiro de FGTS liberado e vá colocando mais dinheiro no investimento, até ter a grana para comprar aquilo que te atende. Por exemplo, se você precisa de um celular com mais memória, não compre o mais barato porque é o que dá. Guarde o dinheiro e invista para comprar aquele que você precisa.
Existe algo a priorizar no uso do FGTS liberado?
A questão sobre se existe algo mais importante que precisa ser priorizado é mais simples de entender. Se você precisa de um remédio, não vai deixar de comprá-lo para comprar um celular novo. Ainda que o celular também seja importante, a sua saúde deve ser priorizada.
Você tem um item similar que te atende?
Se você tem uma geladeira velha, mas ainda funcional, não vá comprar uma nova só porque recebeu o FGTS liberado. Use o dinheiro de forma inteligente, é sobre isso que essa 4a questão fala.
Além disso, manter o uso de eletrodomésticos que funcionam ajuda o planeta e o meio ambiente. Quanto mais eletrodomésticos são criados, mais lixo produzimos para o futuro.
Você tem grana para manter o produto? O FGTS liberado não dura para sempre
Por fim, verifique se terá condições de manter o produto que irá comprar. Os carros são os itens que melhor se enquadram nessa questão, afinal, demandam gastos para funcionar. Não adianta comprar um carro se você não tem dinheiro para a gasolina e para as manutenções periódicas.
Faça o melhor uso do seu FGTS liberado!
Agora você já tem a faca e o queijo na mão! Faça o melhor uso do seu FGTS liberado, pagando suas dívidas, investindo ou comprando itens que atendem as suas necessidades. Usar esse dinheiro com inteligência vai fazer com que ele pareça até ser uma grana maior do que é!
Leu o artigo, porém ainda ficou com alguma dúvida? Fale com a Bolsa Amiga pelo nosso perfil do Instagram.
One thought on “FGTS liberado! O que fazer com ele?”