
O seu emprego ia bem, mas do nada você recebe o aviso prévio. Daí vem logo aquela aflição: perdi meu emprego, e agora? Nesse artigo você vai descobrir 3 ações a tomar agora e conseguir a nova vaga de emprego dos seus sonhos!
Primeiramente, solicite o seguro desemprego e saque o FGTS
Se você trabalhava com a carteira assinada, pode ser que tenha direito ao seguro desemprego e ao FGTS.
Para ter direito ao seguro desemprego você precisa:
- ter sido mandada embora sem justa causa, ou seja, o patrão te dispensou por motivo próprio e não por algo que você fez que se encaixe em uma justa causa;
- ter recebido ao menos 12 meses de salário nos últimos 18 meses se for a 1a solicitação, 9 meses de salário nos últimos 12 meses caso seja a 2a solicitação ou a cada um dos últimos 6 meses a partir da 3a solicitação;
- não receber outra renda;
- não estar recebendo benefícios de prestação continuada, a menos que seja pensão por morte ou auxílio-acidente.
Existem 3 formas de solicitar esse benefício: pelo aplicativo da carteira de trabalho digital, através do site gov.br ou pelo telefone, ligando para o 158 de forma gratuita.
Todo trabalhador demitido sem justa causa tem direito a receber o FGTS. Tanto para consultar o valor quanto a solicitação de saque podem ser feitos através do aplicativo do FGTS em seu celular.
Se o seguro desemprego é suficiente para pagar suas contas, você pode ficar em dúvida sobre sacar o FGTS ou não. Entretanto, valores depositados no FGTS rendem só 3% ao ano. Por tanto, é bem simples encontrar outras aplicações no Brasil que sejam seguras e rendam mais que isso. Se você tem dúvidas sobre o que fazer com esse dinheiro, veja esse artigo aqui da nossa Bolsa Amiga com algumas sugestões para você fazer o melhor com seu FGTS.
O dinheiro do seguro desemprego e do FGTS te dará um certo alívio durante os próximos meses. Use esse valor com inteligência para evitar contrair dívidas.
Aaahhhh, perdi meu emprego! Calma, aproveite esse período para enriquecer seu currículo
Aproveite esse período em casa para enriquecer seu currículo, afinal, nesse momento você terá mais tempo para estudar.
Mesmo que esteja sem grana, existem diversos cursos gratuitos na internet. Alguns emitem até certificado. Aqui no blog Bolsa Amiga temos uma lista de cursos gratuitos. Dê uma olhada nessa lista e escolha o seu!
Enquanto estuda, lembre-se de fazer seu currículo. Com ele pronto, conforme você for terminando os cursos, é só adicioná-los ao documento.
Quer criar um currículo que interesse aos empregadores? Veja como no nosso tutorial sobre como fazer um bom currículo.
Busque novas vagas de emprego
Bem, seguindo esse guia, nesse passo você já pegou o dinheiro do FGTS e solicitou seu seguro desemprego. Também já se organizou para fazer cursos nesse período e tem seu currículo pronto.
Agora é hora de buscar novas oportunidades. E nesse ponto também cabe um pequeno planejamento. Crie um objetivo de enviar ao menos um currículo por semana para uma nova vaga de emprego.
Contudo, para esse objetivo ser alcançado, você precisa tirar algum tempo todos os dias para buscar novas vagas. Dentre aquelas encontradas na semana, escolha a que se enquadra melhor com seu perfil, aquela que você mais gostou, e se candidate a ela!
Desta forma, com empenho e dedicação, a possibilidade de encontrar um bom emprego para você aumenta bastante.
Não precisa mais pensar em “Perdi meu emprego”. É hora de agir!
Quando o desespero bate é difícil se organizar. Mas, agora você já tem um plano. Tenha certeza, vai dar tudo certo na sua busca por um novo emprego!
Contudo, lembre-se que o momento de começar a agir é agora. Não espere o término do seguro desemprego para iniciar sua busca por uma vaga ainda melhor do que a do local onde trabalhava. Quando você espera o final do seguro desemprego para começar a agir, a chance de conseguir escolher a melhor vaga diminui. Isso porque você vai precisar pegar qualquer emprego só para não ficar sem dinheiro.
Inicie agora, e seu futuro será ainda melhor!