Lavagem de dinheiro: conheça melhor esse conceito

Descubra o que significa lavagem de dinheiro

Com certeza você já ouviu falar em lavagem de dinheiro. Esse conceito tão falado no meio político é usado para enriquecimento ilícito. Contudo, ele não ocorre só na política, qualquer pessoa pode tentar usar esse método para ganhar vantagens imorais. Vamos conhecer melhor esse conceito? Ele te ajudará a entender melhor as notícias políticas de nosso país.

O que é a lavagem de dinheiro?

A lavagem de dinheiro está ligada a sujeira, ao dinheiro conseguido de forma suja, ilícita. Ela se trata de uma série de manobras realizadas para tentar fazer parecer que um dinheiro ilegal é legal. São exemplos de formas de receber dinheiro ilícito:

  • o crime organizado,
  • o tráfico de drogas,
  • através de propinas.

O modo que mais ouvimos falar de recebimento de dinheiro ilícito na política é através das propinas. A propina nada mais é que uma forma de suborno para que uma pessoa deixe de cumprir com suas obrigações morais para favorecer o outro. Assim, por exemplo, se um deputado paga outro para agir de forma a favorecê-lo, esse pagamento é uma propina.

São exemplos de mecanismos para lavagem de dinheiro:

  • compra de imóveis,
  • compra de carros,
  • uso de empresas de fachada,
  • pagamento de palestras…

Em especial, quando esses movimentos são feitos com dinheiro em espécie, as operações cheiram ainda mais a lavagem de dinheiro.

Prisão, organização criminosa e delação premiada

A pena por lavagem de dinheiro pode variar de 3 a 10 anos de prisão. Além disso, também é cobrado multa dos criminosos.

Caso mais de uma pessoa esteja envolvida, aí temos uma organização criminosa (sim, organização criminosa não está só ligada ao tráfico de drogas, ela pode existir em qualquer lugar onde se faça lavagem de dinheiro). No caso dessas organizações, a pena pode aumentar até mais 2/3.

Você lembra daquele monte de delações premiadas vistas durante a Operação Lava Jato? Se você nunca ouviu sobre o assunto, a Lava Jato foi uma das maiores investigações de lavagem de dinheiro público no Brasil. Com as delações, os criminosos buscavam diminuir suas penas. Assim, no caso da Lava Jato, vários participantes do esquema aceitaram contar o que sabiam sobre o envolvimento de outras pessoas no caso, na busca pela diminuição do tempo na cadeia.

Quando a delação premiada é feita, o criminoso pode ter sua pena reduzida em até 2/3, ou seja, menos da metade da pena.

Etapas da lavagem de dinheiro

Os mecanismos de lavagem de dinheiro podem possuir até 3 fases:

  1. Colocação: é o momento em que o dinheiro sujo entra no bolso do criminoso
  2. Ocultação: é um processo para tentar dificultar a verificação da legalidade do dinheiro
  3. Integração: aquele momento em que o dinheiro volta para a economia com cara de dinheiro limpinho

Veja que a colocação é mais simples quando ocorre em dinheiro vivo, afinal, se ele for transferido através de instituições bancárias, será mais fácil rastrear o crime.

Já a ocultação pode ocorrer, por exemplo, na compra de um imóvel, através do uso de uma empresa de fachada, ou por meio de laranjas. Existem vários meios que os criminosos podem usar para essa ocultação. Muitos destes meios nós já ouvimos nos telejornais.

Em relação à integração, ela acontece, por exemplo, no recebimento de lucros das empresas de fachada, ou por pequenos depósitos feitos por vários laranjas na conta do criminoso.

Existem outras formas de reconhecermos possíveis casos de lavagem de dinheiro. Quer se aprofundar mais? Dê uma olhada na Carta Circular 4001 do BACEN. Essa carta serve como manual para quem trabalha com atividades as quais podem auxiliar o governo a achar focos de lavagem de dinheiro, tais como bancários, vendedores de imóveis, vendedores de joias, e outros.

Entendendo as notícias sobre lavagem de dinheiro

Agora que você já conhece melhor esse conceito de lavagem de dinheiro, você vai entender melhor as notícias que passam nos telejornais. Além disso, você terá maior facilidade em reconhecer esse tipo de crime. Também já saberá que, se alguém está fazendo delação premiada, é porque é culpado e está tentando diminuir sua pena.

Você sabia que dá para ficar rico de forma lícita ainda nessa vida, sem depender de mecanismos como a lavagem de dinheiro ou virar político? Aqui no nosso blog tem um artigo que te ensina isso. Aprenda conosco como ficar rico!

*Aqui na Bolsa Amiga prezamos pela informação. Nada nesse artigo está ligado a políticos específicos ou a canais de televisão.

Vívian Medeiros

Uma apaixonada por ajudar pessoas. Mãe, formada em Tecnologia da Informação, com MBA em gestão empresarial. Vívian faz questão de levar seu conhecimento em finanças, administração, tecnologia e saúde para quem precisa, através do Bolsa Amiga. É redatora web especialista em SEO e Copywrite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.