Estudo de Fundos Híbridos

Os fundos híbridos são uma categoria de fundos de tijolos a qual possui diversos tipos de ativos em seu portfólio. A diversificação é um fator que naturalmente diminui o risco desses fundos. Vamos ver um resumo com alguns indicadores de fundos do tipo híbrido:

ALZR11

O ALZR11 tem como sua principal característica as travas de regulamento sobre:

  • compra de imóveis cujos aluguéis sejam no formato de contratos atípicos;
  • a preferência por inquilinos que sejam empresas de primeira linha.

Essas características trazem um menor risco para o fundo em relação à vacância física e ao pagamento dos aluguéis.

O ALZR11 inovou ao adquirir Data Centers para seu portfólio. Para entender mais sobre essa categoria de imóveis, leia o nosso artigo sobre Data Centers no Brasil.

KNRI11

Fundo sobre a gestão da Kinea, pertencente ao grupo Itaú. O KNRI iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2010, sendo um fundo bastante maduro. Sua maior dificuldade em relação à vacância está relacionada as lajes corporativas.

HGRU11

Fundo Híbrido que iniciou sua trajetória com imóveis educacionais. Porém, o amadurecimento do fundo se deu após a compra em atacado de diversos imóveis das lojas Pernambucanas. Essa compra fazia parte da estratégia do gestor de comprar imóveis no atacado e vender no varejo. Seguindo essa estratégia, o fundo vem fazendo compras em atacado e vendendo imóveis um a um, sempre com preços com um lucro substancial sobre o valor da compra.

O fundo costuma manter um valor de dividendo constante, apesar da quantidade considerável de renda não-recorrente. Como os FIIs tem a obrigação de distribuir ao menos 95% de seus lucros no semestre, o HGRU11 costuma distribuir dividendos maiores nos meses de janeiro e julho.

Outras dicas para estudo de fundos híbridos

  • Verifique a tipicidade dos contratos: a vantagem dos contratos típicos é que a renovação de contrato sempre traz uma chance maior de aumento do aluguel. Já a vantagem dos atípicos é que o fundo ficará anos sem precisar se preocupar em realocar o imóvel. E, caso o inquilino desista do aluguel atípico e resolva sair antes do período previsto, ele vai precisar pagar uma multa bem alta, muitas vezes no valor de todos os aluguéis faltantes até o final do contrato.

* Atenção: Os artigos e imagens aqui apresentados não se tratam de recomendações de compras. São estudos sobre FIIs.