Nessa página você vai encontrar algumas indicações de livros de finanças, que eu, Vívian Medeiros, dona deste blog e educadora financeira, já li e percebi lições valiosas neles. Eu tenho o hábito de ler regularmente livros em papel, para incentivar minha filha à leitura e a ficar o máximo de tempo possível fora das telas. Por isso, o link para compra dos livros da Amazon incluídas nesta página são para os livros físicos, mas você pode comprar também a opção para o Kindle e ler em seu dispositivo móvel.
Atualmente estou lendo “Erros e acertos do dinheiro” de Nick Maggiulli. Se ele for bom, virá para essa página também!
Boa leitura!
Morra sem nada
Na leitura de “Morra sem Nada: Aproveite ao máximo sua vida e seu dinheiro”, encontrei uma visão de educação financeira diferente do visto em outros livros. Neste livro o autor aborda ideias interessantes, tais como:
- Previdência Privada é um investimento interessante para quem tem medo de ficar sem dinheiro até o final da vida
- Cuidar da sua saúde para viver mais e melhor se torna também atitude de educação financeira quando você conhece sua estimativa de vida e se organiza por ela
- Ao invés de deixar herança, o autor sugere que você dê o dinheiro ainda em vida para seus entes queridos ou para doação
Além disso, o livro traz metodologias para você se organizar para viver a sua vida ao máximo.
O Rei dos Dividendos
Meu objetivo quando li a história do maior investidor da bolsa foi buscar por histórias brasileiras, pois a maioria dos livros de finanças indicados por aí são recheados de histórias americanas. E o livro serviu muito bem ao meu propósito, pois a história de Luiz Barsi Filho se entrelaça a evolução da bolsa de valores brasileira.
O livro possui ainda as referências a outros livros brasileiros mais antigos e descreve como Barsi realiza network com os gestores das empresas.
Barsi fez curso de contabilidade, trabalhou com corretagem na bolsa e toda sua vida foi direcionando-o ao que ele se tornou. Assim, na minha visão, Barsi estava no lugar certo, na hora certa, e fez o melhor que poderia.
O Milionário Mora ao Lado
Esse livro baseia-se em uma pesquisa científica sobre os milionários americanos da decadá de 1990. Essa pesquisa percebeu que a maioria dos milionários eram pessoas que viviam de forma simples e com hábitos de consumo frugais.
Segundo a pesquisa realizada, os gastos bem pensados aliados ao investimento do dinheiro não utilizado eram os ingredientes para se tornar um milionário. E, como o consumo dessas pessoas era simples, eles poderiam ser confundidos com pessoas com menos dinheiro.
Por fim, é um ótimo livro para dar força para aqueles que, como eu, trabalham, e investem, trabalham e investem, e esperam alcançar suas metas no futuro.
Continue a Comprar
Em Continue a Comprar o autor divide o livro em duas partes: poupar e investir.
A seção sobre poupar ensina que as metodologias de proporcionar a renda para separar uma parte para poupança não atende a todos. Além disso, ela mostra técnicas para continuar consumindo e se manter investindo. Por fim, a seção te mostra quando você pode parar de poupar.
A seguir, a seção sobre investimentos mostra que, com o investimento, você pode substituir capital humano (o seu trabalho) por capital financeiro (os rendimentos dos investimentos). Nessa seção há de se tomar cuidado com os exemplos, uma vez que os mesmos são bastante voltados para a situação americana.
O maior ensinamento que tirei do livro foi em que fase estou da minha vida financeira. O autor propõe 3 fases: a fase de guardar dinheiro, a fase de guardar e investir e, por fim, a fase de manter seus investimentos. Enquanto a primeira fase seria o momento em que você só poupa, para uma compra ou para a reserva de emergência, a segunda fase inclui poupar e iniciar investimentos com um pouco mais de risco. Por fim, a terceira fase seria a independência financeira. Nesse momento você não precisa mais da renda do trabalho e usa a renda recebida de investimentos para manter aportes e viver.